No final do meu segundo ano do ensino médio, comecei a pensar muito sobre o que eu faria de faculdade, qual seria meu plano depois do colégio e o que me faria feliz. Durante meses, fiz diversos testes na internet, conversei com os mais diversos profissionais e fui a algumas feiras de profissões. E sempre que eu estava numa conversa ou escutando uma palestra, em algum ponto, surgia essa pergunta “qual é o seu propósito?”. E isso ficou, por muito tempo na minha cabeça. Até que um dia estava lendo a bíblia e em 1 Pedro 2:9 está escrito “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” e ali eu entendi qual era, não só o meu propósito, mas o de todos os cristãos.
Não é incomum ver pessoas colocando metas para começar a falar e viver o evangelho. “quando eu conseguir essa promoção, eu falo de Jesus” ou “quando eu passar no vestibular eu vou para a igreja” mas o nosso propósito é anunciar as grandezas e obras de Deus na nossa vida. É falar sobre o amor dEle e como a graça de Jesus nos salvou. Independente do nosso curso na faculdade, profissão ou cargo dentro de uma empresa.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” Marcos 16:15-18. Jesus não espera que sejamos bem sucedidos ou no mais alto cargo para se relacionar conosco, ele espera que estejamos dispostos a viver o propósito dEle. Ele espera que renunciemos nossos desejos e vontades para viver o que Ele sonha para nós.
Pronto, agora você e eu já sabemos qual o nosso propósito, mas como podemos realizá-lo e cumpri-lo? “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12: 3 – 8
A vontade de Deus é boa, agradável e tão perfeita que Ele deu dons e talentos únicos para cada um. Descobrir qual o seu dom é um bom primeiro passo. Juntamente com seus dons use seus talentos e conhecimentos para glorificar e falar da palavra de Deus.
Junto a isso, tenha amigos de propósito. Tenha pessoas que caminhem com você e que tenham o coração em Jesus. Pessoas que te ajudem quando precisar e que irão te entender, pois passam pelas mesmas coisas. É muito importante que você frequente e participe de uma igreja, com um líder que cuidará de você.
Jesus já nos deu um propósito de vida e é por ele que temos que viver. Esteja disposto e Jesus te usará das mais diversas e inimagináveis formas. Ele te ama e quer que você mostre esse amor para o mundo. “Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada. Cristo, Sabedoria e Poder de Deus” 1 Coríntios 1:17
Por Ingrid Lopes