Nessa pandemia, os psicólogos estão sendo os profissionais mais procurados, isso porque não é fácil lidar com tantas tragédias e perdas e não ter a cabeça afetada. Nessas horas é preciso ter uma virtude chamada inteligência emocional.
A inteligência emocional consiste em o quanto você consegue transformar pensamentos e sentimentos negativos em coisas boas e positivas, e pra isso você precisa de muito apoio, principalmente de Deus, mas também dos amigos e familiares.
“Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.” 1 Samuel 17:45.
Na conhecida história de Davi e Golias, é possível perceber como o povo filisteu mexia com o psicológico dos homens de Israel, a bíblia relata muitas afrontas e provocações vindo dos inimigos, porém, Davi transformou tudo aquilo em motivação e venceu o gigante, considerado invencível.
Na nossa vida muitas vezes é assim, o inimigo quer mexer com o nosso emocional para que tudo seja afetado, e infelizmente muitas vezes ele acaba conseguindo. Tudo isso pela falta de inteligência emocional do homem. Nós devemos nos espelhar em Davi e não ouvir provocações e afrontas como insultos, mas sim como motivações para vencermos nossos desafios diários.
Mas nesse contexto atual tão complicado, nenhuma história bíblica se encaixa tanto como a de Jó, que em meio a tantas perdas, sempre glorificou o nome de Deus.
“e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”.” Jó 1:21
Jó foi um grande exemplo de fé e paciência, mas também de inteligência emocional. Ele soube manter a cabeça no seu devido lugar e confiar que tudo aquilo era plano de Deus para a vida dele, e não a toa, foi recompensado e no final de sua vida recebeu tudo em dobro.
Assim como há exemplos positivos, há também os negativos como Moisés que se irou e Arão que não se manteve fiel ao Senhor e construiu um bezerro de ouro. Ambos perderam a chance de entrar na terra prometida, e tudo isso se trata de uma questão de inteligência emocional. Quando não sabemos lidar com nossos sentimentos negativos, só temos a perder.
Se apegue nos grandes exemplos da bíblia de fé e inteligência emocional, mas principalmente se apegue em Jesus, não deixe que os sentimentos ou pensamentos negativos frustre suas bênçãos, transforme eles em motivação para a sua vitória. Busque inteligência emocional!
Por Matheus Souza